Muitas grávidas assim que recebem o teste positivo já começam a planejar o quartinho do seu bebê, outras preferem aguardar para saber o sexo e ainda existem aquelas mamães que deixam tudo para a ultima hora pois ficam confusas e cheias de dúvidas na hora montar o quartinho para esse novo membro da família.
Vou ajudar as futuras mamães com as 4 dúvidas mais frequentes que nesses mais de 10 anos de experiência montando quartinhos.
Mas antes das dúvidas um conselho: Não deixe para depois da 24ª semana
As dúvidas mais frequentes são as seguintes :
1) Qual estilo do quarto adotar ? Eu sempre aconselho que o quartinho deve seguir o estilo dos pais, eles devem adotar o tipo de decoração que combina com estilo de vida deles e que eles gostem e que não se prendam a modismos.Na hora de começar a planejar e sonhar com o quarto do bebê sempre nos remetemos a nossa infância, nossas experiencias do passado e vamos buscar objetos que nos marcaram na infância : algo com relação com a infância do papai ou até mesmo um móvel antigo que tem um estória na familia. Esses objetos e referencias muitas vezes servem de ponto de partida para escolher o estilo do quartinho.
2) Quais móveis escolher? Um berço, a cômoda para realizar as trocas e a poltrona de amamentação são os móveis mais importantes do quartinho, aqueles que eu considero indispensáveis e que você deve investir. Mas se o quarto for grande, poderá ainda colocar uma cama auxiliar, um armário e uma mesinha de apoio que garantem um conforto maior.
3) Cores Texturas e Temas : Essas são dúvidas bem comum : “Ainda se usa tema para bebê ?” “ Precisa ser azul para menino”? “ Posso usar papel de parede e pintura”?
Você não precisa se prender a essas questões, estamos super acostumados a fazer quartinhos com tema ou sem tema sendo mais neutro que vai bem com ambos os sexos, com cores como azul para menino mas também já fizemos preto e branco com verde, o importante é não exagerar e definir os objetivos futuros e o desejo de vocês.
4) Enxoval Acessórios e Objetos Decorativos : Para mim, essa é a parte mais gostosa. Hora de escolher o kit berço, trocador, os tecidos, cores, as prateleiras, a cortina, os nichos, ganchos, tapete, kit higiene, quadrinhos e tantas outras “ coisitas mais”.
O kit berço segue a tendência com os kits de rolinhos, estamos evitando muitos tecidos e deixando o berço com mais espaço para o bebê deixando eles mais visíveis e arejados.
As prateleiras eu considero importante você ter uma em cima da cômoda e será bem útil quando seu filho começar a crescer e tiver muitos brinquedos, bonecos e aí você vai trocando os bichinhos e enfeites com o tempo. A mesma coisa funciona com os nichos. Eu amo os de casinha, principalmente formando uma “vila” – uma casinha ao lado da outra.
O kit higiene, a cortina, os quadrinhos entram nessa hora para ficar tudo harmonioso.
Quanto aos objetos, aconselho você só comprar depois de tudo pronto e arrumado.
Espero ter ajudado de alguma maneira
Gostaram desse post?
Se você tem alguma dúvida ou sugestão escreva aqui nos comentários ou se preferir mande um e-mail
Um abraço
Andréa