Você já ouviu falar em Método Montessoriano ou então Cama Montessori? Se não, fique tranquila que vou explicar tudo sobre cama montessori ou montessoriana. Se sim, eu recomendo que você acompanhe esse artigo igualmente, já que pode descobrir alguns detalhes que não sabia.
Primeiramente, vamos falar sobre a origem desse modelo de cama
O Método Montessoriano
Método Montessori ou Montessoriano é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori, onde o foco principal era o desenvolvimento das habilidades físicas, sociais e psicológicas das crianças através da liberdade com limites e respeito.
Os princípios da educação montessoriana deveriam ser aplicados em todos os ambientes onde a criança convive, mas, sabemos que isso é um desafio enorme para os pais, adaptar toda a casa para seguir o método 100%. Por isso encorajamos a começar a aplicação do método pelo ambiente que seu filho passará mais horas da sua vida, seu próprio quarto, onde ele saberá que é seu mundinho. No método montessoriano os pais precisam encorajar a independência dos pequenos, deixando tudo em uma altura onde a criança possa acessar.
Móveis devem ser adquiridos dentro do conceito possibilitando o acesso dos brinquedos, livros e até mesmo das roupas pela própria criança sem a ajuda dos adultos.
Obviamente que o berço padrão que conhecemos, não se enquadra no método montessori.
Mas então, como funciona a cama Montessoriana para meu filho dentro do método?
A Cama Montessori
O primeiro princípio da cama montessoriana é de ficar o mais próxima possível do chão. Dessa forma, os pais estão aplicando o princípio da liberdade de movimento e gerando a independência e o empoderamento da criança. Ela precisa ser capaz de entrar e sair da cama sozinha sem ajuda dos adultos.
Essa liberdade passa pela relação de noite e dia e poder levantar e brincar quando quiser, ou seja, não é porque a criança está apta a levantar quando quiser que ela deve levantar e brincar quando bem entender, até porque isso pode impactar na qualidade do sono.
Nesse aspecto, se a criança já tem entendimento suficiente para compreender que deve dormir ou que pode levantar e ir brincar, entendendo as regras (de acordo com os pais), a cama se torna ainda mais útil, já que a mesma não precisará chamar os pais na hora que for levantar para brincar.
Por mais que para nós, adultos, o berço esteja associado a uma questão de proteção, como se fosse uma cama com tela de proteção, ele é, na verdade, importante para que a criança se sinta confortável e segura.
Se começarmos a perceber as nossas crianças, vamos identificar que elas gostam de espaços pequenos, onde eles se sentem seguras e confortáveis. Para comprovar essa teoria, basta analisar uma criança brincando.
Ela provavelmente vai querer brincar debaixo de mesas, cadeiras ou até mesmo dentro de caixas de papelão.
Pesquisas mais recentes apontam que crianças acima de 3 anos já entendem melhor o conceito de ficar na cama à noite, ou seja, essa idade já é mais que suficiente para que seja adotada uma cama montessoriana.
A Cama Montessoriana Substitui os Berços ou Camas Atuais?
A “matemática” não é tão simples assim.
Existem diversos fatores para se considerar antes de optar por uma cama montessoriana, mas a verdade é que se você busca dar mais independência ao seu pequeno, você deve levar em conta essa opção.
Algumas considerações sobre escolher por uma cama montessori ou não:
- Quão enérgico ou persistente seu filho é? Se ele quer levantar e sair muitas vezes do berço, provavelmente seja mais interessante aguardar ele compreender as “regras da casa” antes de tentar implantar a cama montessoriana.
- Antes de fazer o upgrade do berço para a cama montessori, você precisa se certificar que ele já consegue dormir com eficiência no berço, do contrário, a dificuldade em dormir pode piorar com a liberdade oferecida pelo método montessoriano.
- Garanta a segurança. Se seu filho tiver algum móvel com pontas na altura dele, as chances são que o ambiente não ficará seguro durante as levantadas independentes. Além é claro de objetos pequenos, tomadas, luminárias não devem ficar ao alcance do seu filho.
- Limite o ambiente montessoriano. Crie uma barreira para que seu filho não levante a noite e saia andando pela casa toda, afinal, o quarto é montessori, mas a casa, muito provavelmente, não. Para isso, você pode adicionar um portão pequeno na porta.
Aqui vale uma dica extra, que não necessariamente envolve o método montessori: garanta que o quarto é bem ventilado para evitar qualquer espécie de aquecimento extremo.
Toda Cama Casinha é Montessoriana?
Essa é uma pergunta bem interessante, já que “camas casinhas” viraram moda no Brasil todo, principalmente por ter um desenho mágico e que já integra a cama à decoração do quarto como um todo.
Aqui, para facilitar a compreensão, vamos voltar ao conceito do método: “autodesenvolvimento e liberdade”.
Ou seja, se a cama fornece a criança a opção de subir e descer a hora que ela quiser, ela se enquadra no método, ao passo que se a cama tem o formato casinha, mas a criança precisa de um adulto para sair ou entrar nela, ela é apenas uma cama casinha.
Qual a diferença entre a Cama Montessori e a Cama Montessori 4 em 1?
A Cama Montessori 4 em 1 do Quintal de Madame apresenta além da montagem clássica, 3 outras opções de montagem, elevando a cama, conforme a criança cresce, mantendo a liberdade dela de ir e vir para o colchão.
A 4 em 1 oferece ainda a opção de compra de cama auxiliar, transformando a cama em duas, com uma cama inferior para um segundo colchão. Ideal para famílias com mais de 1 filho de idade similar ou até mesmo para os amiguinhos que virão a dormir por ali, afinal, quer maior liberdade que poder conversar com seu amigo, na cama ao lado, momentos antes de dormir e assim que acordar?
Para conhecer os modelos de cama montessori 4 em 1 do Quintal de Madame, basta clicar aqui.
Agora eu quero saber qual a sua opinião sobre o método e também a cama montessoriana. Você acha que funciona? Já experimentou ou experimentaria? Conta pra mim nos comentários aqui embaixo.
Caso tenha alguma dúvida sobre a cama, sinta-se a vontade também em perguntar.